segunda-feira, 20 de abril de 2009

DE ONDE VOCÊ É?



Esta é, com certeza, uma pergunta que me aflige muito. A idéia de pertencer ou ser de algum local específico, vai totalmente contra minha sede por maior liberdade. Por que o ser humano tem o costume de querer dividir tudo em grupos, inclusive, ele mesmo? Qual o sentido de tantas fronteiras? Não somos todos de uma mesma espécie? Apesar de toda a diversidade cultural existente no mundo, somos todos irmãos. Apesar da soberba dos europeus, da desigualdade nos países de terceiro mundo, do radicalismo muçulmano, das utopias socialistas e dos regimes autoritários, viemos todos de uma mesma árvore genealógica.

Acho triste dividirmos que nossas crenças seja constantemente classificadas como ocidental e oriental, em russas, chinesas, brasileiras, indianas, árabes e tantas outras. Pense no quanto aprenderíamos com nossos irmãos caso não houvessem tantas fronteiras, tantas limitações... principalmente limitações impostas por nossa mente que, muitas vezes, não é aberta o suficiente e julga a opinião alheia em vez de tentar compreendê-la.

Nunca aceitarei o rótulo de descendente de alemães ou açorianos, pois sou fruto de uma variada e rica mistura de etnias. E mais, recuso invariavelmente, apesar de ir contra a crença de várias pessoas, que eu seja classificado como brasileiro, gaúcho ou "novo hamburguense". Pois sou e prentendo ser cada vez mais, um CIDADÃO DO MUNDO.

Um comentário:

Anônimo disse...

Ser descendente de uma RAÇA específica é só pra quem pode.

Quem pode, pode, quem não pode se sacode.